sexta-feira, 13 de março de 2020

Estrada - MAURO MACHADO/JOSÉ ALBERTO MACHADO

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Saibam mais do projecto Ecos do Nordeste neste link
Conheçam a IN-FINITA neste link

Vou gemendo na viola
O pranto que ainda me resta
Meus irmãos já foram embora
Sem alegria e sem festa

Abandonado o sertão
Ficou só a poesia
E a tristeza de maria
Que deixou na solidão

E deixando a solidão
Seu pranto ficou na estrada
Que foi passando o seu povo
Em busca de nova estrada
Em busca de um mundo novo
Nesta longa caminhada

A seca partiu a terra
A fome matou o menino
Lá no alto, na capela,
Toca o sino
Toca o sino
(chamando por deus menino)
(chamando por deus menino)

Nota de Dilu Machado: “ESTRADA, de autoria de meus irmãos,
MAURO MACHADO e JOSÉ ALBERTO MACHADO, já falecidos.
Como irmã e curadora, divulgo a obra poética e musical deixada por
eles. Como eu, eles nasceram em Ubaitaba, BA, e moraram aqui em
Salvador. A poesia foi escrita numa viagem que fizeram ao sertão
pernambucano. É inédita. Foi transformada em música e alcançou o
2º lugar no Festival da Canção de Ilhéus, BA, nos anos 70, me tendo
como intérprete.”

EM - ECOS DO NORDESTE - COLECTÂNEA - IN-FINITA

2 comentários:

  1. Dilu, fui muito amigo de Mauro e amigo-irmão de Zé Alberto. Tive notícias(por alto) do falecimento dele, procurei saber por diversas pessoas a veracidade dessa notícia e só agora a tenho. José Alberto e eu vivemos momentos maravilhosos juntos, era meu amigo de todas as horas, tanto aqui em Salvador, quanto em Ilhéus, onde eu visitava muito a casa de Seu Machado e D. Nieta (sou sobrinho de Geó Sabóia). ZÉ Alberto passava quase todos os fins de semana na casa de meus país em Amaralina, tocávamos muito violão e compunhamos algumas músicas, porém a vida nos separou. A última vez que o encontrei foi na vernissage do livre do meu tio Onaldo Xavier de Oliveira no teatro do ISBA na Ondina e nos abraçamos como grandes irmãos que não se viam a algum tempo.
    Beijos Dilu.

    ResponderEliminar
  2. Dilu, eu estava tão emocionado que escrevi vernissage no lugar de lançamento do livro.Beijos!!!

    ResponderEliminar