domingo, 22 de agosto de 2021

Acalma-te - CIÇA RIBEIRO

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Saibam mais do projecto Conexões Atlânticas neste link
Conheçam a IN-FINITA neste link

De cemitério eu sempre fui
Portão de ferro entreaberto
Assobio entre os mármores
Ciprestes em festa ao vento solene

Cada morto em descanso na paz era envolto
No som do silêncio o fim terreno exposto

Ali brincava com amigos
E os vultos ora corriam ora sorriam
Apareciam subitamente
Entre os ciprestes e o vento

Nunca os via nitidamente
Meus amigos espantados
fugiam quando eu os mostrava
Nada viam

Escondiam-se dos vultos
que de imaginários dentes
expostos a mim sorriam

Os maus rastejavam pelas lápides
Em minha direção
Os bons logo surgiam
De braços dados comigo seguiam

Nunca fugi ou me escondi
Um dia estaria ali
Amigos já os tinha

Mas os ossos
E os cabelos longos ou curtos
Lisos ou encaracolados
E as peles escuras ou claras?

E os olhos tão lindos
E os tão feios
Azuis sem vida
Castanhos sem brilho
Aos vermes?

Incógnita que me seguiu
Por anos e anos a fio
Até que os vi dessa vez nitidamente
Com meus olhos feios, castanhos, sem brilho
Minha pele roxa
Meus cabelos lisos e brancos

Estávamos lá
Juntos.

EM - CONEXÕES ATLÂNTICAS VI - COLECTÂNEA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário