sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O vento da tarde* - GRAÇA PIRES



Prémio Nacional Poeta Ruy Belo 2008

O vento da tarde entra pelas casa sem convite
e enreda nos vidros o excessivo horizonte do mundo.
Em paredes ásperas deixamos escorregar
o silêncio pressentido no clamor do olhar
quando o verão se anuncia com suas farpas de fogo.
Ao redor de tudo, as casas permanecem
encerradas à insistência do sol.
Dentro delas podemos imaginar as mulheres
curvadas sobre os filhos abrindo as blusas
para que o leite e o sangue afugentem
a morte rente às bocas.

in... O silêncio: lugar habitado - GRAÇA PIRES - Labirinto

Blogue da autora aqui.
Site da editora aqui.

* Os poemas deste livro não são titulados. Utilizei as primeiras palavras do poema como titulo apenas por uma questão logistica

4 comentários:

  1. Sinto-me muito sensibilizada com esta atenção em relação ao meu livro "O silêncio: lugar habitado". Espero que apreciem os poemas e que gostem tanto deles como eu gostei de fazê-los.
    Esta iniciativa é muito bonita, tanto mais que a poesia nem sempre é divulgada como deve ser. Eu agradeço. Os poetas agradecem. Os que amam a poesia e os poetas vão agradecer.
    Virei aqui mais vezes, sempre que puder.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Uma ideia muito interessante.Parabéns e obrigada pela possibilidade de conhecer novas escritas e novos poetas.
    Um beijo Graça.

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da poesia da Graça. Comentei-a durante vários anos, até que 2009 permitiu que a conhecesse pessoalmente. Um prazer. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Que bom ver aqui a Graça, que tanto admiro e que me dá a honra de ser minha amiga.

    ResponderEliminar