domingo, 1 de agosto de 2021

Rio Grande do Norte (Brasil) - MANUEL MACHADO

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Ao meu Irmão António, à Auzeh Freitas e ao Fernando Emanuel Correia

Por ali andei, vagueei e toquei a felicidade
em terras potiguares avistadas por Vespúcio
onde almas lusas solidificaram raízes,
edificaram estrelado Forte dos Reis Magos
fundaram Natal às margens do grande rio Potengi.

Calcorreei caminhos pisei terras vermelhas
escaparam-se-me entre dedos areias finas
de Genipabu, das dunas desérticas ao olhar,
a Ponta Negra, Maracajaú e Pipa do paraíso,
de areais quentes e escaldantes aos corpos suados.

Há árvores frondosas, extasiei-me por cajueiro de Pirangi,
já vistas na África que me viu crescer, deu de beber e viu partir.
Inspirei sofregamente até às recônditas entranhas do meu ser
ares e ventos mais puros do planeta só sentidos por Antárcticos.

Convívios sãos entre gentes de sorrisos e risos francos e abertos
divertidos pelo Carnaval de folias estrondosas e coloridas.
As aves raras multicolores, conhecidas engaioladas,
agora libertas e livres, em bandos e voos incertos,
cruzam o firmamento abobadado límpido azul celeste.

Haja sábios humildes e desapegados a proteger o paraíso!

EM - TOCA A ESCREVER 2021 - COLECTÂNEA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário