sábado, 30 de janeiro de 2010

Se pudesse... - MARIA CARMEN LINO



Se pudesse ser um pássaro
Queria ser andorinha
Porque seria sinal
De que a Primavera vinha
Se pudesse ser um peixe
Queria ser sardinha
Assim seria feliz
Pois todo o pobre me tinha
Se pudesse ser um cão
"Labrador" queria ser
Pois seria para o dono
Uma doce companhia
Se pudesse ser um gato
Qualquer raça me servia
Pois é tão especial
Que até tem telepatia
Pudesse eu ser animal
Que vivesse na floresta
Quereria ser gazela
É ágil e graciosa
Toda a gente gosta dela
E se pudesse ser flor?
Escolheria ser rosa
Pois embora tenha espinhos
É perfumada e formosa
Se pudesse ser insecto
Queria ser borboleta
Que é bela e colorida
Pela flor apetecida
Pudesse eu ter sido árvore
Quem me dera ser pinheiro
Sempre forte e aprumado
Da pardalada hospedeiro...
.........................
Só não queria ser réptil
Enguia ou camaleão
Nem lesma nem tubarão.
Ah! Querem saber porquê?
Descubram lá a razão...

in... Ensaios em dó menor - MARIA CARMEN LINO - Edium Editores

Aconselho todos os amigos e amigas a lerem o artigo sobre poesia que o DN publicou hoje e onde a nossa querida MARIA PAULA RAPOSO é uma das quatro referências da poesia portuguesa contemporânea.

1 comentário:

  1. Olá Manu,
    Como sempre, bem escolhido, belo este poema.
    ...
    Votos de bom domingo.

    Bjs dos Alpes.

    ResponderEliminar